Escola rural de Nioaque necessita de quadra coberta, diz Mara Caseiro

Escola rural de Nioaque necessita de quadra coberta, diz Mara Caseiro

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) apresentou, indicação ao governador Eduardo Riedel e ao secretário estadual de Educação, Hélio Daher, solicitando a construção de uma quadra de esportes coberta na Escola Estadual Odete Ignêz Resstel Villas Bôas – Extensão Palmeira, localizada no Projeto de Assentamento Palmeira, zona rural de Nioaque. O pedido atende à reivindicação dos vereadores Silas Nunes Ferreira, Pablo Ruan Pache Corrêa, Paulo Roberto Meira Simão e Reinaldo Garcia Andréa, da Câmara Municipal de Nioaque.

A construção da quadra tem como objetivo oferecer melhores condições para a prática de atividades físicas e esportivas aos alunos da instituição, especialmente durante os períodos de chuva, quando a ausência de um espaço coberto inviabiliza as aulas de educação física.

De acordo com a justificativa apresentada, a escola está situada a cerca de 50 quilômetros da área urbana de Nioaque e também abriga, no mesmo prédio, a Escola Municipal Dr. José Garcia Neto. Ambas as instituições desempenham um papel essencial no processo educacional das crianças e jovens da região, mas enfrentam desafios relacionados à infraestrutura.

Ainda conforme os vereadores, os estudantes do Ensino Médio da unidade atualmente são acomodados em um barracão de madeira pertencente ao centro comunitário, que não possui a estrutura adequada para as atividades escolares. Além disso, a escola não dispõe de uma quadra esportiva, o que compromete o pleno desenvolvimento das atividades físicas.

“A construção de uma quadra coberta trará inúmeros benefícios à comunidade escolar, promovendo não apenas a prática esportiva, mas também a integração social e pedagógica dos alunos”, destacou Mara Caseiro. A parlamentar também frisou que o espaço poderá ser utilizado em outras ações comunitárias, contribuindo com o fortalecimento do convívio social no assentamento.

“A prática regular de atividades físicas é comprovadamente benéfica ao desempenho escolar, à saúde e à qualidade de vida. É fundamental garantir que esses jovens da zona rural tenham acesso aos mesmos direitos e oportunidades dos alunos da zona urbana”, reforçou.